Como vender um processo judicial pela internet

Se você tem uma ação na Justiça, a esta altura deve estar aguardando o pagamento da indenização, certo? Só que o recebimento do valor pode demorar anos para acontecer! Ainda bem que dá para vender o processo judicial pela internet. Trata-se de uma alternativa prática e segura para antecipar os recebíveis.

O nome oficial desse procedimento é cessão de crédito judicial. Quer entender como a negociação funciona? Então siga conosco, que vamos fornecer todas as orientações necessárias.

O que é a cessão de crédito judicial

Em linhas gerais, a cessão de crédito consiste na venda do processo judicial para um terceiro. Essa possibilidade existe porque, quando o autor da ação obtém resultado favorável, ele não recebe o pagamento logo de cara. Em vez disso, a Justiça determina um valor de crédito, que fica rendendo juros até a parte derrotada liquidar a dívida.

O  chamado cumprimento de sentença, ou o pagamento propriamente dito, pode levar vários anos. Na verdade ela chega a durar mais que as etapas anteriores do processo, segundo a média calculada pelo Conselho Nacional de Justiça. Ou seja: a pessoa tem dinheiro a receber, mas não sabe exatamente quando isso ocorrerá.

Saiba mais: Quanto tempo demora um processo judicial?

Diante da incerteza, é possível negociar a venda da ação judicial pela internet. Por exemplo, se você tem crédito a receber, basta encontrar alguém interessado em “comprar” a ação. Essa pessoa pagará o valor à vista e assumirá o lugar de credora no processo.

Para quem vende, a cessão de crédito judicial é a maneira mais prática de antecipar o recebimento da grana. Para quem compra, a operação funciona como um investimento financeiro, pois o montante vai rendendo juros e correção monetária. Assim, quando a parte devedora quitar os débitos, o investidor receberá somas mais altas.

Veja como vender processo judicial pela internet

Hoje em dia a venda do processo judicial é um procedimento supersimples, prático e seguro. Todas as etapas acontecem on-line, e você nem precisa ir atrás de investidores. Basta procurar uma plataforma de intermediação de créditos judiciais.

Esse é o serviço oferecido pela DigCap. Comece acessando nosso site e, depois, é só seguir o passo a passo.

Após você cadastrar seu crédito judicial na plataforma, nossa equipe faz uma análise dos devedores e uma análise jurídica. Essa medida é importante para determinarmos se o crédito é negociável, calcularmos o possível valor a receber e estabelecermos o deságio (um percentual de desconto em relação ao valor total da sentença), o que torna a negociação atrativa aos investidores.

Então, enviamos a você a sugestão de venda para negociarmos. O deságio deve ser satisfatório antes mesmo de levarmos a proposta aos investidores. 

Em seguida, apresentamos a análise e a sugestão de venda que você aceitou para pessoas interessadas na compra de seu crédito judicial. A ideia é que ambas as partes, vendedor e comprador, saiam satisfeitas.

Enfim, após a fase de negociação, quando você e o investidor estão felizes com o valor proposto, chega a hora de vender o processo judicial. Redigimos o contrato de cessão de crédito, que mais tarde é enviado para sua assinatura digital. Isso mesmo: ninguém precisa sair de casa para finalizar a negociação. Tudo ocorre pela internet, com agilidade e transparência. É para dizer adeus à burocracia!

O pagamento pode ser feito de duas formas: após a homologação pelo juiz da causa ou após a assinatura do contrato. Caso ocorra após a assinatura, o investidor tem até cinco dias úteis para efetuar a transferência.

Se houver necessidade de homologação, o contrato de cessão do processo passará, primeiro, pela autorização do juiz, caracterizando a homologação judicial do contrato de cessão. O pagamento ocorrerá em até cinco dias úteis depois disso. Explicamos melhor a homologação neste artigo sobre por que homologar a cessão de crédito judicial.

Pra facilitar ainda mais a compreensão, preparamos essa imagem que explica o passo a passo para você vender seu processo judicial pela internet.

Passo a passo: como vender processo judicial pela internet
Passo a passo para vender seu processo judicial pela DigCap.

Tire suas dúvidas sobre venda de crédito judicial

Viu só como vender processo judicial pode ser fácil? Aliás, é tanta facilidade que muita gente até desconfia. Para não restar dúvidas de que a cessão de crédito é um procedimento descomplicado, vamos responder a algumas perguntas sobre o assunto. Confira:

Venda de processo judical é legal?

Sim. A negociação de créditos judiciais é uma possibilidade prevista no nosso Código Civil de 2002. Qualquer credor pode repassar a dívida a um terceiro, contanto que haja comum acordo entre as partes. A pessoa derrotada no processo – ou seja, o devedor – não precisa ser consultada.

O que acontece com meu processo após a venda?

A ação segue correndo normalmente. Se você vender o crédito total, não participa mais dela, pois abre mão de continuar no processo. É como se o comprador assumisse o seu lugar na fila de credores.

Devo negociar a totalidade dos créditos?

Não necessariamente. Você pode optar entre a cessão total ou a cessão parcial dos créditos judiciais. Seu advogado também escolhe se quer receber os honorários no ato da negociação, vendê-los parcialmente ou seguir na ação judicial até o fim.

Por que vender o crédito judicial pela internet?

Essa é a forma mais rápida de você antecipar seus recebíveis. Lembre-se de que o valor da sentença é seu por direito, mas o tempo de espera até o pagamento às vezes pode levar muitos anos. A negociação pela internet não deixa de ser um atalho.

Como garantir um valor justo para a venda do processo judicial?

Algumas pessoas temem ser passadas para trás e vender o crédito a um valor muito abaixo do razoável, o que é natural. Para não cair num golpe, informe-se com seu advogado de confiança, conheça os detalhes de sua ação judicial e calcule as reais possibilidades de pagamento. A partir daí é possível negociar uma margem de deságio aceitável.

Também é importante encontrar uma empresa idônea para intermediar a negociação. Essa é mais uma garantia de que todas as etapas da venda ocorrerão de forma honesta, conforme as determinações da lei.

O serviço da DigCap é confiável?

A DigCap é uma plataforma segura, ágil e transparente para intermediação de créditos judiciais on-line. Você pode conhecer um pouco mais de nossa história aqui no site. Mas somos suspeitos para falar, né? Por isso, aproveite a leitura e confira os depoimentos de alguns de nossos clientes!

Saiba mais: Por que a cessão de crédito com a DigCap é segura

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você entender tudo sobre venda de processo pela internet. Precisando negociar seus créditos judiciais, conte com a DigCap. Estamos à disposição para ajudar você a antecipar o recebimento do dinheiro. Comece já!