Você já quis saber o contato de um advogado, mas não fazia ideia de como começar a pesquisa? Então veio ao blog certo. No artigo de hoje, vamos apresentar um serviço on-line que fornece nome, número de inscrição na OAB e até telefone da pessoa.
Essas informações são importantes para quem deseja contratar um profissional de confiança. Além delas, existem outros cuidados que você deve tomar. Continue a leitura para saber os detalhes.
Como saber se o advogado está em situação regular?
Antes de dar entrada num processo, ou mesmo buscar assistência jurídica, você deve encontrar o profissional certo. E aí vem o alerta: não basta ser formado em Direito para advogar. Além do diploma, a pessoa precisa passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A entidade é responsável, justamente, por regulamentar a advocacia no país. Portanto, apenas os aprovados no exame têm a chance de se inscrever na OAB e obter um número de registro. Esse é um código de identificação, como se fosse o número da carteira de trabalho ou do RG.
Só que o profissional ativo ainda pode ser suspenso do cadastro, caso se envolva em crimes de fraude ou exerça atividades incompatíveis com a profissão. Numa situação dessas, ele também ficará impedido de exercer o ofício.
Ou seja: você deve ter certeza de que o registro na OAB se encontra em situação regular. Essa informação está disponível na internet.
Saiba mais: Quanto tempo demora um processo judicial?
Como conseguir os dados do advogado no CNA?
O primeiro passo para conferir os dados de um advogado é acessar o site da OAB Nacional. O menu na página inicial já dá o caminho que você deve seguir: Serviços > Cadastro Nacional.
Clicando no link, você irá para a área do Cadastro Nacional de Advogados (CNA). Como o nome indica, esse é o repositório com informações sobre todos os profissionais da área no Brasil.
Depois é só preencher os campos de busca. É possível procurar por nome, número de inscrição na OAB, seccional (conselhos estaduais) ou tipo de inscrição (advogado, estagiário ou suplementar).
Note que não é necessário ter todos esses dados em mãos. Por exemplo, se você não sabe qual é o número de OAB de alguém, tudo bem: basta inserir o nome.
Mas lembre-se deste detalhe importante: a ferramenta de busca se limita a dez resultados na página. Sendo assim, tente inserir o nome completo do advogado, o que aumenta a probabilidade de acerto.
Pronto. Após você acionar o botão Pesquisar, o sistema trará a ficha com nome, cidade de origem, número de inscrição na OAB e status atual. Estando em “situação regular”, a pessoa se encontra apta para o exercício da advocacia. O sistema ainda fornece o endereço profissional e o telefone para contato do advogado, caso essas informações tenham sido preenchidas.
Advogado não aparece no CNA. Devo me preocupar?
Calma. As informações disponibilizadas no CNA são de responsabilidade das seccionais – os escritórios regionais da OAB. Às vezes pode haver atraso na atualização do cadastro nacional.
Por isso, se você não encontrou a pessoa que procurava, a melhor alternativa é buscar atendimento na OAB de seu estado. Lá há mais chances de conseguir dados de contato recentes e verificar a situação da inscrição do profissional.
Como obter o contato do advogado no site da OAB estadual?
Embora o CNA funcione na maioria das vezes, outra forma de procurar informações sobre um advogado é por meio das seccionais da OAB. Todos os estados e o Distrito Federal têm o próprio “braço” da entidade.
Digamos que você queira entrar em contato com um profissional de São Paulo. Para tanto, vale acessar o site da OAB/SP. Na área Serviços > Consulta de inscritos, há uma ferramenta para procurar apenas os cadastrados na Ordem dos Advogados daquele estado. O mesmo ocorre no Piauí, no Rio Grande do Sul e em qualquer outra unidade federativa do país.
O caminho pode mudar um pouco conforme a configuração do site. Na OAB/RS, por exemplo, deve-se acessar Serviços on-line > Consulta cadastro. A seccional gaúcha da ordem também disponibiliza uma página específica para listar os advogados excluídos da entidade, ou seja, os que não poderão mais atuar nesse meio.
Saiba mais: O que significa trânsito em julgado nos processos judiciais?
Como escolher um advogado?
Viu como o passo a passo para encontrar os contatos de um advogado é simples? Agora que você já sabe como verificar se o profissional está em situação regular, vamos a outras dicas para acertar na contratação. Acompanhe:
Conheça o histórico do advogado
Depois de conferir o registro no CNA, busque outras informações sobre a pessoa – onde estudou, se fez cursos de especialização, em quais casos atuou etc. Uma pesquisa no Google será suficiente para encontrar materiais de referência. Alguns advogados, inclusive, produzem conteúdo nas redes sociais para tirar dúvidas do público.
Peça indicações
As credenciais do profissional são importantes. E ninguém melhor que antigos clientes para dizer se o atendimento é cordial ou se o advogado transmite confiança. Desse modo, converse com pessoas conhecidas que já tenham precisado de serviços de advocacia. Elas saberão indicar alguns nomes.
Delimite o ramo de atuação
O Direito é um campo muito amplo. Em razão disso, a maioria dos advogados se especializa numa área específica para conhecer melhor aquele segmento e entregar resultados mais satisfatórios aos clientes.
Logo, é preciso recorrer à especialidade certa. Se você pretende processar um antigo patrão, acione um profissional que atue com Direito Trabalhista. Se o seu caso envolve pagamento de pensão alimentícia, a saída está no Direito de Família. Assim, sucessivamente.
Conheça o trabalho da DigCap
Gostou do artigo de hoje? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e você tenha aprendido a melhor forma de encontrar as informações profissionais e o contato de um advogado.
Já que você chegou até aqui, que tal conhecer um pouco mais sobre a DigCap? Nós somos a primeira plataforma de intermediação de crédito judicial 100% on-line do Brasil. Basicamente, fazemos o elo entre investidores e pessoas que queiram vender um processo para antecipar o recebimento do valor da sentença. Para dar os detalhes, temos um texto explicando por que a cessão de crédito é segura. Acesse o link ao lado e aproveite!