Uma rotina intensa traz desafios. Na área da advocacia, são muitos os prazos e as etapas burocráticas a se cumprir. Imagine perder uma data importante por causa do alto volume de trabalho! Aí todo o esforço para ganhar a causa fica comprometido.
Por isso, é importante se organizar. Hoje você vai conhecer o planner jurídico, ferramenta que pode melhor bastante a sua produtividade.
O que é um planner jurídico?
Um planner é uma ferramenta de organização. Parece uma agenda, mas tem áreas específicas para assinalar tarefas, compromissos e datas importantes.
Seguindo essa linha, o planner jurídico pode ser ótimo para quem trabalha na área. Ele ajuda a gerenciar prazos processuais, audiências, reuniões com clientes, estudos de casos, além de demandas administrativas do dia a dia no escritório.
Benefícios de usar um planner jurídico
Existem inúmeras vantagens para quem adota esse recurso. Algumas delas incluem:
- Gestão eficiente de prazos: ao assinalar as datas-chave, você evita a perda de prazos processuais, audiências e outros momentos importantes do processo.
- Organização: é possível acompanhar cada etapa e visualizar, com muito mais clareza, o andamento da ação.
- Planejamento estratégico: tendo uma visão mais precisa dos prazos e das etapas, você consegue calcular com antecedência o volume de trabalho que terá nas próximas semanas. Isso ajuda na definição de metas profissionais e estratégias para o seu negócio.
- Produtividade: no fim das contas, uma ferramenta como o planner jurídico traz mais produtividade à rua rotina. Afinal, você organiza as demandas, prioriza o que é mais urgente e, assim, consegue otimizar seu tempo, resolvendo as tarefas que realmente importam naquele momento.
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Exemplos de uso para um planner jurídico
Se você ainda duvida do potencial de um planner jurídico, aqui vão três aplicações práticas para essa ferramenta. Acompanhe:
1. Planejando audiências e reuniões
Você pode utilizar esse instrumento para organizar a agenda de audiências e de reuniões com clientes. No planner, dá para incluir detalhes como data, hora e local do encontro, o número do processo e os pontos principais a serem discutidos. Isso ajuda a manter o foco e se preparar.
2. Organizando os estudos
O planner jurídico também serve para planejar os estudos. Uma estratégia é reservar horários semanais para se atualizar em relação às mudanças legislativas: ler jurisprudências recentes, acompanhar cursos on-line ou eventos específicos etc. Sempre é bom lembrar que as novas decisões do STF podem impactar sua área de atuação!
3. Controlando prazos
Como já dito neste artigo, o planner pode ser usado para registrar e acompanhar datas importantes, como protocolo de petições, prazos recursais ou manifestações em processos. Por exemplo, ao receber uma intimação, você anota o prazo final para resposta, além de definir lembretes intermediários para revisar e finalizar a peça com antecedência.
Passo a passo para criar seu próprio planner jurídico
Um planner é um recurso que deve se moldar às necessidades do profissional. Por isso, a melhor dica que podemos dar é: personalização.
Embora existam até modelos prontos na internet, sobre os quais falaremos logo mais, o essencial é que você defina um método de organização que se adapte à sua realidade. Portanto, os passos a seguir são apenas orientações gerais.
1. Defina seu objetivo
Primeiro, identifique quais áreas da sua rotina precisam de mais organização. O problema é o controle de prazos? É acompanhar a agenda de audiências? É estabelecer metas de estudos?
Com essas respostas, você saberá quais elementos devem constar no seu planner jurídico.
2. Escolha o formato ideal
Existem versões físicas e digitais de planners. As opções em papel funcionam como agendas tradicionais, nas quais você pode rabiscar e fazer anotações. São recomendadas para quem precisa escrever a punho para melhorar o fluxo de ideias.
Já os modelos digitais podem ser integrados a outros aplicativos, como a agenda do celular. Assim, permitem a automação de tarefas e o disparo de lembretes.
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Uma sugestão é manter um código de cores para diferentes situações. Digamos que você use vermelho para prazos processuais urgentes, azul para audiências e verde para compromissos internos. Isso facilita a visualização rápida das prioridades.
3. Estruture conforme a necessidade
Lista de tarefas diárias, controle de processos, anotações de jurisprudências… quem define as seções obrigatórias do planner é você. O importante é usá-las. Aliás…
4. Incorpore à rotina
O uso do planner deve se tornar um hábito. E, como todo hábito, pode demorar um pouco até você pegar o jeito. Talvez seja necessário testar alguns formatos e fazer ajustes ao longo do caminho até você encontrar o modelo ideal.
Dicas para usar o planner jurídico de forma eficiente
O bom uso do planner varia de acordo com as expectativas (e a adesão) da pessoa. Ainda assim, podemos dar alguns conselhos para aumentar sua chance de sucesso.
Primeiro, reserve alguns minutos no início ou no fim do dia para revisar os compromissos registrados no planner. As datas se mantêm? Alguma audiência foi reagendada? Surgiu outra urgência no meio do caminho?
Ao repassar as tarefas, você se prepara mentalmente para a jornada – inclusive para os imprevistos que podem surgir.
Posteriormente, após algumas semanas de uso, analise o que está funcionando bem e o que precisa ser aprimorado no seu planner jurídico. Dá para ajustar o layout, ou então inserir e excluir seções conforme sua rotina demandar.
Modelos de planner jurídico
Existem diversos modelos de planner disponíveis on-line. Os layouts do Canva podem ser um bom começo para você se inspirar e montar essa ferramenta de organização.
Há, ainda, aplicativos (gratuitos e pagos) com funcionalidades de planner. Mesmo os genéricos podem ser adaptados à realidade jurídica.
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Planejamento, organização e produtividade
Resumindo o que vimos hoje, podemos dizer que um planner jurídico é, antes de tudo, um sistema estratégico. Ele não só facilita o controle de prazos e tarefas, como também ajuda a visualizar prioridades e a estruturar o fluxo de trabalho de forma mais eficiente.
Ao seguir um planejamento bem definido, sua produtividade aumenta. Afinal, você reduz o risco de esquecimentos e sobrecarga.
A consequência é que você consegue dedicar mais tempo à elaboração de peças jurídicas, ao atendimento de qualidade a seus clientes e ao desenvolvimento contínuo. Ou seja: um simples planner pode ser a alavanca para o seu sucesso na carreira.
Além disso, lembre-se que a organização de um escritório também envolve o planejamento financeiro. Nesse ponto, a plataforma de cessão de crédito da DigCap pode ser uma forte aliada, tanto para adiantamento dos próprios honorários quanto para antecipar recebíveis do autor de uma ação (quer alternativa melhor para captar clientes?).
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